Ericeira – Reserva Mundial de Surf

A Ericeira é a 1.ª Reserva de Surf da Europa e a 2.ª do Mundo, reconhecida oficialmente em Outubro de 2011 pela organização norte-americana Save the Waves Coalition, que destaca a excelência das características naturais oferecidas para a prática desta modalidade.

Esta faixa costeira reconhecida como Reserva Mundial de Surf está integrada no Concelho de Mafra, e estende-se desde a Praia da Empa, na Freguesia da Ericeira, à Praia de S. Lourenço, na Freguesia de Santo Isidoro. Podem-se destacar sete ondas de classe mundial num espaço de 4 Km: Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e S. Lourenço.

ericeira_world_surfing_reserve

Os critérios de seleção fundamentais para o reconhecimento desta faixa costeira do Concelho de Mafra como Reserva Mundial de Surf foram a qualidade e a consistência das ondas, a sua importância para o Surf, as características ambientais e o apoio da comunidade local, com o objetivo de assegurar a proteção dos recursos naturais e reforçar o reconhecimento internacional deste património.

A costa atlântica do Concelho de Mafra, em particular a zona costeira a norte da Ericeira, é um dos raros locais a nível mundial que reúne um elevado número de ondas de grande qualidade. Ao longo de 11Km de costa, são 22 ondas de diferentes características, que permitem a prática de Surf com diferentes condições meteorológicas, suscitando níveis de exigência diferentes e variado grau de dificuldade de ondas, possibilitando surfar durante todo o ano, num clima temperado, com arribas de beleza ímpar e na presença de uma diversidade da flora e fauna marítima.

A consagração da Ericeira como WSR implica pois a preservação de um património natural pertença de todos nós.

Ribeira D´Ilhas, a praia mítica onde a WE SURF está sediada, é a praia onde em Outubro de 2011 se realizou a cerimónia simbólica de consagração da Ericeira como World Surfing Reserve.